domingo, agosto 02, 2009

FMM 09

Decidi começar este post pela simples razão que tive lá e achei uma cagada à coisa! FMM - Festival Musicas do Mundo, ou na sua vertente mais actual: "Fumas Maconha Mano?" ou "Fomos Mandar Merdas!".

Pois é, a verdade é que um festival que tem tudo para ser espectacular, e aliás, foi espectacular durante anos, entrou numa decadência monstruosa em termos de gentes. Faz anos que frequento o FMM... pelo menos a partir da 2ª edição que lá meto os cotos... e não me lembro de uma imagem tão degradante como a deste ano. Não critico os músicos, que actuaram com muita classe e boa musica como seria de esperar neste evento, critico sim a organização e a passividade da G.N.R. quanto ao consumo de drogas. A verdadeira vergonha.

Lamentavelmente, aquando de umas deambulações pela zona do festival, senti-me na idade média, com pessoas estendidas no chão, todas sujas e rotas, com as suas rastas e cães a dormir juntos... no seu extase alternativo de pessoas mimadas que apesar da aparencia decadente, usam botas Merrell e Timberland. Gente a cair de alucinados que estavam... à procura da passagem para o Eden que lhes fritava a cabeça. Num cartaz, poderia ler-se: "Cerveja caralho! 1€" simplesmente lindo! Os vendedores de bujigangas, recebiam-nos com charros na boca e havia gente estendida nos passeios a curar a sarda ainda não eram 11 da noite. Uma das bancas de venda chamava-se "Loja das Sopeiras" e também era possivel encontrar espelhos à venda e não era para as miudas se maquearem.

Atenção, não estou a dar uma de frescura ou de puritano. Grande parte das coisas que vi, não me fazem qualquer espécie... passam-me ao lado como qualquer outra coisa tão pouco interessante... no entanto, falo pelas pessoas mais velhas, pelos nossos cotas e avós. Algum dia iria levar os meus pais a um lugar destes? Há uns anos, sem duvida... Agora? Nem pensar. "Então filho, é para isto que tu vens aos festivais?" não irá ressoar na minha cabeça. E com que moral poderia levar a minha avó a ver uma banda actuar nestas condições? "Olha filho, a tomarem os comprimidos pelo nariz! Que gente esquisita.". Perderam-se as condições que faziam deste festival um dos melhores do país. Serviu apenas para aprender umas coisas:

1º - Não volto lá tão cedo.
2º - A malta continua a usar o pretexto "festa" para andar todo mamadinho dos cornos!
3º - Se já aconselhei o festival noutros anos, esqueçam o que disse e não metam lá os pés.
4º - Quando tiver um filho e ele me perguntar por drogas, sei onde ir para lhe mostrar do que elas são capazes.
5º - Se o meu filho disser que quer ir a um festival, corto-lhe as pernas, ato-o à cama e espero que lhe passe!

Cumps...

2 comentários:

Kura disse...

Por acaso passei no 1º fim de semana do FMM em Porto covo, e decidi ficar à parte do festival. Compreendi que não era bem a minha onda, e não é que acertei!
Não estava tão degradante como falas, mas não me pareceu ter bom ambiente por isso preferi passar e andar.

Abraço zé Mario

Neves disse...

Não fui lá mas plos vistos ainda bem...